Thursday, September 13, 2007

TOC ou necessidade?

Hoje, ao entrar no meu escritório, me deparei com uma grande desorganização muito harmoniosa. Tudo perfeitamente espalhado pela mesa, pilhas de coisas desconexas dão ar de ordem e propósito a todo este caos.

Certo! Preciso organizar tudo isto, catalogar em pastas, jogar fora o folder de lançamento da coleção de outono, separar recibos que me livram de futuras alegações de inadimplência. Devo colocar meus CDs e DVDs (de fotos, músicas, filmes, backups) em caixinhas ou case? E as revistas, que chegam semanalmente? Seria bom manter uma pequena biblioteca pra futuras consultas? Qual o impacto ambiental se eu jogar esta pilha num lixo comum? Ouvi dizer que é bom triturar meu saldo bancário, uma vez que minha lixeira não tem o poder de sumir com um arquivo confidencial, como tem a do Windows.

Por falar em Windows, existe também a "organização virtual"! Organizar as fotos em pastas (por data? por evento? existe algum programa novo que faz isto por mim?), deletar e-mails antigos (será que vou precisar dele no futuro?), devo salvar aquele anexo que, através de sua linda mensagem, deu mais sentido para minha manhã? E se eu perder tudo isto? Melhor fazer um backup?

Uma vez que não tenho de pronto uma resposta para todas estas angústias, crio meu próprio método e termino minha organização. Certamente não encontrarei nada tão rápido como faria se meu caos reinasse. Porém, esteticamente demonstrarei um equilíbrio para mim mesma, que precisarei me descobrir após tantas mudanças, e para o mundo que está sempre ali, te olhando e dizendo: "Sabia que você é a única que vive neste caos?".

Não queria ir tão longe, mas não seria algo parecido com a nossa desorganização interior? Talvez um psicólogo organize alguns dilemas, talvez juntamos várias dúvidas numa pastinha de nome "Diversos" e colocamos no fundo da gaveta, talvez não abrimos a porta daquele armário pois nos parece mais limpinho se ele permanecer fechado. Mas, com certeza, tomamos banho todos os dias, usamos cremes (principalmente mulheres) ou fazemos a barba (creio que apenas homens), vestimos roupas limpas e bem passadas. Ficamos, portanto, esteticamente equilibrados e organizados!